OUÇA: Estudante da UFSC, natural de Capinzal, conquista prêmios regionais e nacionais em jornalismo
- Jardel Martinazzo
- 08/07/2025 18:54

A jovem Camila Soares Borges, de 22 anos, natural de Capinzal e com família em Linha Campinas, interior de Campos Novos, conquistou reconhecimento no cenário acadêmico do jornalismo ao receber duas premiações importantes — uma regional e outra nacional.
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ex-colunista do Jornal A Semana, Camila foi uma das vencedoras do Intercom Sul 2025, realizado no último sábado (5), em Chapecó. Ela integrou a equipe da UFSC premiada na Expocom, mostra de projetos experimentais em comunicação que reúne os melhores trabalhos universitários da Região Sul.
Camila foi responsável, ao lado da colega Júlia Cataneo e sob orientação do professor Áureo Mafra de Moraes, pela produção do podcast "As mãos que empurraram o reitor" — uma série em três episódios que narra a trajetória e a morte do ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
O podcast não conta apenas a história do suicídio do ex-reitor, como também aborda as arbitrariedades do sistema judicial brasileiro, o poder da mídia e os interesses políticos relacionados ao caso. No primeiro episódio, intitulado O Reitor, a produção explica os caminhos que Luiz Carlos Cancellier trilhou até chegar à reitoria da UFSC.
No segundo episódio, A Operação, o programa detalha a Operação Ouvidos Moucos, além de nomear os responsáveis pela deflagração da investigação. E, por fim, na edição final, A morte, as autoras retratam “as mãos invisíveis que empurraram o reitor” e quais foram os legados deixados por Cancellier.
Em entrevista à Capinzal FM, Camila detalhou a produção
premiada.
CLIQUE E CONFIRA
O podcast, junto a outros três trabalhos da UFSC,
representará a universidade em quatro categorias na etapa nacional da Expocom,
que será realizada em setembro, em Vitória (ES). Além dos vencedores, o curso
de Jornalismo da UFSC teve outros 14 trabalhos finalistas em Chapecó, todos
entre os cinco melhores em suas respectivas categorias.
Outros
trabalhos premiados:
"A Cultura Drag em Florianópolis: Identidade, Arte e Poder"
Categoria: Jornalismo – Reportagem em áudio/radiojornalismo
Autores: Felipe Manica Paze e Nathalia de Almeida Luna
Orientadora: Professora Valci Zuculoto
"A vida ainda pulsa: histórias de luta da Vila Sahy, epicentro da tragédia climática no litoral norte de São Paulo"
Categoria: Jornalismo – Reportagem em jornalismo impresso
Autora: Fernanda Biasoli Paredes
Orientador: Professor Carlos Augusto Locatelli
"Uma onça fora da curva"
Categoria: Jornalismo – Produção em jornalismo literário
Autora: Maitê Silveira Cardoso
Orientadora: Professora Jessica Gustafson
Reconhecimento
nacional
A Rádio Ponto UFSC, webemissora do curso de Jornalismo da UFSC — vinculada a projetos de extensão, ensino e pesquisa — foi destaque no IV Prêmio Rubra de Rádio Universitário, vencendo em três categorias. A premiação, anunciada no dia 2 de julho, é promovida pela Rubra (Rede de Rádios Universitárias do Brasil) e reconhece produções sonoras de instituições de ensino superior de todo o país.
O podcast "As mãos que empurraram o reitor", de Camila Borges e Júlia Cataneo, sob orientação do professor Áureo Mafra de Moraes, foi o grande vencedor na categoria Documentário. A obra, veiculada em três episódios na Rádio Ponto, reconstitui os bastidores da morte do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier, em 2017, envolvido em um controverso caso de perseguição judicial no contexto da Operação Lava Jato.
Camila comentou sobre o reconhecimento:
Outras premiações
A trajetória de Camila Borges já acumula diversos reconhecimentos. Em 2022, conquistou o segundo lugar na categoria Coluna Texto, no prêmio da ADJORI-SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina). Em 2024, foi vencedora do Prêmio ACAERT, com o melhor podcast estudantil na categoria “Acadêmicos de Comunicação”.
Também foi finalista nacional do 4º Prêmio de Comunicação José Luiz Egydio Setúbal, com a reportagem “Crianças brasileiras estão mais altas e obesas, aponta pesquisa da Fiocruz”.
Além disso, foi finalista estadual no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Jornalismo Universitário, com a reportagem “Mais de 50 microempreendedores se reúnem semanalmente em feira no campus da UFSC em Florianópolis”.